
Para a primeira aula, o artista definido foi Portinari, devido ao vasto acervo de obras disponível na Internet e pelo fato do pintor retratar temas do universo infantil, possibilitando uma maior identificação dos alunos com suas obras.
A aula começou com uma discussão sobre a vida e obra do pintor, alguns alunos disseram o que aprenderam na aula teórica anterior. Depois todos acessaram o site http://www.portinari.org.br/ para a partir daí, iniciar as atividades artísticas com a utilização de programas do computador. Como as obras de Portinari abrangem diversos temas foi discutida a diferença entre pintura de natureza-morta, retrato e paisagem, e logo após foi realizado um exercício em que os alunos identificaram o tema retratado na obra apresentada pelo site.
No site visitado, os alunos observaram e leram uma história ilustrada com as obras de Portinari. Com isso eles tinham a tarefa de criar sua própria história ilustrando-a com no mínimo cinco obras do artista através do programa power point. Alguns se entusiasmaram e escreveram longas histórias utilizando mais imagens do que fora solicitado. Uns utilizaram a linguagem poética para contar suas histórias, outros a linguagem rebuscada e alguns criaram histórias com muito humor (em anexo).
À medida que cada aluno terminava essa atividade, acessava o mesmo site para interagir com os jogos disponíveis. Após jogarem eles utilizaram o aplicativo Artage para reproduzir a pintura que mais gostou ou mais se identificou, e assim começarem a se familiarizar com o programa. No final da aula, a turma leu a história criada por cada um.
Carolinne Evangelista - Estudante de Artes Visuais UFS